O uso de botões de redes sociais para promover blog, é uma excelente ferramenta de interação entre usuários e seu blog. Hoje, temos disponíveis duas formas:
1. Criando um botão curtir manaualmente, através da ferramenta para desenvolvedores do facebook.
2. Utilizando o serviço de compartilhamento AddThis.

Botão Curtir Facebook

Serve para que seus leitores possam mostrar apoio ao blog. Uma vez que o leitor clique no botão "Curtir", será adicionado uma atualização no seu mural.

Também serve para divulgar seu blog, ajudando a ganhar visitas. Isso exerce uma certa influencia nos rankings dos motores de buscas. Quanto mais popular for seu conteúdo nas redes sociais, mais relevância a sua página terá no Google, Bing e Yahoo.

Botão Curtir - Ferramentas para Desenvolvedores

O facebook disponibiliza ferramentas para que você crie plugins e botões com bastante facilidade. Para criar seu botão, acesse a página de desenvolvedores.


Botão Curtir – Desenvolvedores.


Selecione o botão “Curtir” (Like Button), e na parte inferior da página, comece a personalizar o seu botão. No primeiro campo, defina o link que será curtido. Se você deixar o campo URL vazio, o Facebook irá curtir a página onde o código for inserido (a página atual).
Caso pretenda curtir uma página específica, por exemplo, uma página de fãs, basta indicar o link desejado.
Em seguida, defina se pretende incorporar o botão “Enviar” e altere o comprimento do seu botão, modificando o parâmetro Width.
Se pretender exibir as fotos das pessoas que curtiram a página, ative a opção “Show Faces”.
O Facebook permite-lhe ainda definir a palavra que irá exibir no seu botão, tem ao seu dispor os termos “Curtir” ou “Recomendar”. Em termos práticos nada muda, é apenas uma questão de personalização.
Por fim, defina as cores que pretende usar, e o respetivo tipo de letra nos campos Color Scheme e Font.
Para incorporar o botão, clique no botão “Get Code” e selecione o tipo código que irá utilizar. Siga as instruções fornecidas pelo próprio Facebook, para completar toda a operação.
Colocar o botão curtir do Facebook
Resultado final: (botão curtir com o link da nossa pagina de fãs)


Você poderá ainda experimentar criar uma caixa “Curtir” (recomendada para a barra lateral do site). Para isso, aceda à seguinte página: Like Box – Facebook. Proceda às mesmas configurações utilizadas no botão curtir, para compor a sua Like Box.




Botão curtir do Facebook – Addthis
Outra maneira simples de inserir o botão curtir é utilizando o serviço de compartilhamento Addthis. Para isso, comece por aceder à página do Addthis e clique no botão “Get code”.
É aconselhável criar uma conta gratuita no Addthis, para obter as estatísticas de compartilhamento das suas páginas. 
Por fim, selecione o tipo de site onde pretende inserir o botão curtir (WordPress, Blogger, Website, etc.), e siga as instruções de instalação indicadas pelo Addthis.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem