Por que eu Preciso de Um Domínio Personalizado no Blog

Domínio Personalizado, Importante para o Blog

No mundo do blog, é quase que obrigatório que seu site tenha um domínio personalizado, e isso está relacionado a vários fatores que podem influenciar na forma como os visitantes vêem seu blog, e também os sites que você utiliza para redirecionar leitores ao seu conteúdo. Então, mesmo que você seja iniciante como blogueiro, neste artigo vou lhe explicar sobre a importância do domínio personalizado.

O que é um Domínio?

Domínio segundo o wikipédia "é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na internet". Ou seja, é uma maneira que facilita achar seu blog na internet e também ajuda os seus leitores a memorizar com mais facilidade o nome do site. Para não entrar em termos técnicos chato, imagine o que seria de sites como: google, facebook, instagram ou youtube?

Esses sites são tão comuns para nós, que nem precisa mais fazer pesquisas, apenas digitamos o endereço e vamos direto para página inicial do site. Isso só é possível por causa do nome que ficou gravado em nossas mentes, e a facilidade de lembrar da extensão do domínio que geralmente tem os finais: .com e .com.br.

Por que Preciso Usar Domínio no Meu Blog?

Muitos blogueiros iniciantes não atentam para este detalhe, e na maioria dos casos deixam para adquirir um domínio personalizado para seu blog, apenas quando o mesmo começa a ganhar relevância. O que é um grande erro, pois apesar de simples, adiar isso pode causar uma certa influência sobre seu site.

[ads-post]

Vou propor um exemplo: você começou agora e fez um blog (seja blogger ou wordpress), e então descobriu ferramentas seo, sitemaps, indexação nos buscadores e viu que isso é importante. Mais ao enviar seu sitemap com extensão blogspot e wordpress., os links que serão indexados, são os que tem esse "subdomínio".

Logo, com o tempo seu blog cresce, aumenta as visualizações e você finalmente decide adquirir um domínio, nesse caso, será necessário refazer o envio do sitemap e assim indexar novamente seus links no google, bing, yahoo e etc. Eu também demorei para comprar um domínio, e quando fiz isso, se eu tinha 300 views por dia, a quantidade baixou para mais ou menos uns 100 views, e eu tive que trabalhar novamente para rankear meus links e excluir os links com extensão "blogspot".

Domínio Personalizado é Profissional e Passa Credibilidade

Muitos blogueiros que falam sobre o tema, afirmam que ter um blog com domínio personalizado, dá mais credibilidade e mostra o profissionalismo de seu administrador. E isso é fato, mesmo que seu conteúdo seja interessante, se a extensão for desconhecida ou longa, pode ter certeza que seu site não será a primeira opção de visita, a não ser que seja algo muito especifico.

Fácil de Lembrar

Se lembra dos exemplos acima? dos sites que usamos com certa frequência? pois bem, veja meu blog, é fácil de lembrar e de memorizar, e é isso que você precisa entender. Dificilmente alguém, vai lembrar do site: exemplo.blogspot.com.br ou exemplo.wordpress.com, são extensões longas e só quem está habituado com essas plataformas que conhecem, contudo, temos que pensar como o visitante, quanto mais facilidade para ele, melhor.

Influência no Rankeamento 

Um dos nossos objetivos como blogueiros é fazer com que nosso blog ganhe relevância e tenha uma boa quantidade de visitas orgânicas advindas dos buscadores, mais para isso, é necessário se ater a alguns fatores, e quanto mais evitamos erros, melhor é nossa visibilidade. E um dos fatores é o domínio personalizado, e por mais que a plataforma blogger seja do google, a regra se aplica também a seu blog

Leia Também:


Se você pensa que isso só é empregado nos buscadores, você está muito engando, porque é muito comum que uma boa parte das visitas no seu site, venha das redes sociais através do compartilhamento de links. E mais uma vez, por mais que possa parecer imperceptível, a falta de um domínio no seu blog, pode exercer influência na indicação de seus links na plataforma que você está usando.

Como Comprar um Domínio para meu Blog

Depois de explicar um pouco sobre a necessidade de padronizar seu blog, agora você precisa saber onde comprar, e como adicionar um domínio personalizado. Pois bem, eu vou indicar o sites bem conhecidos e que já tenho utilizado seus serviços.

Hostgator

Na hostgator você pode adquirir seu domínio, lá você também encontrar outros serviços como hospedagem de sites e wordpress. Então se você está iniciando, ou pretende criar outro site na plataforma wordpress, aproveite as promoções disponibilizadas no site.
Compre seu Domínio Aqui

Super Domínios

 Foi onde eu comprei o primeiro domínio para meu blog, tem um preço bastante competitivo, seu painel é bem fácil de usar, e no site você encontra um manual de como fazer a configuração na plataforma blog e wordpress linkado ao seu blog.
Compre seu Domínio Aqui

Uol Host

 Outro site bem conhecido é o uol host, já utilizei vários de seus serviços, e o preço também é chamativo. Plataforma é fácil de usar, tem um painel bem claro, você não terá problemas na hora de fazer as configurações necessárias.
Compre seu Domínio Aqui

Conclusão

É claro que há vários outros fatores que podem afetar o desempenho do seu blog como: template, otimização, conteúdo e etc. Mais é como citei acima, quanto menos erros você cometer, maior será a visibilidade do seu blog. Então, se você quer entrar de cabeça nesse mundo, comece investindo num domínio, que é a ferramenta mais barata, e que você só paga uma vez por ano. 

21:22
Marcadores:

Postar um comentário

[facebook][blogger][disqus]

Alberto Monteiro

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget