Quer mais visitas no seu Blog? - Tutorial SEO Completo


Um blog de referência se constrói com muito trabalho, tempo, paciência e determinação, porque não é fácil criar um blog de sucesso sem que você  tenha isso em mente. Mais isso ainda não é o suficiente, e por mais que você tenha feito tudo o que conhecia para deixar seu blog pronto, é necessário divulgar o conteúdo de seu blog, deixando visível para que os buscadores possam indexa-lo nas buscas.

Então se você tem um blog e quer deixá-lo com uma aparência profissional, é recomendadíssimo o uso de toda ferramenta SEO disponível, para que você tenha uma visibilidade maior.

 
Pensando nisso, neste artigo quero compartilhar uma lista de etapas que devem ser aplicados no seu blog. Confira!

Nome do seu blog

É essencial que você crie um nome que seja fácil de lembrar e que identifique o assunto proposto pelo seu blog. O nome é o início de tudo, é uma parte importante que tem que se dar valor. 
 Por exemplo: O nome desde site é MISTER BLOGANDO que significa Sr, Blogueiro. 

Como não havia muita opção de nomes que eu poderia usar, preferir criar um padrão que pudesse levar o leitor a entender que o blog se trata de artigos escritos para blogueiros em geral.

Com isso, entendemos que quando você cria uma marca, ela tem que ser única e pessoal. Por isso é muito importante:

  1. Criar uma nome fácil de lembrar;
  2. Usar um nome no qual o leitor possa identificar o assunto do blog;
  3. Tem que ser criativo, e único, não cópia de outros sites;

Descrição do Blog

Assim que for decidido qual o nome usar, você irá fazer uma breve descrição de seu blog, e quando for feita a pesquisa nos buscadores, os leitores teram uma prévia do conteúdo que encontraram ao acessar o blog. Siga as instruções na imagem abaixo:



Saiba escolher bem as palavras para descrever seu blog. Usando as keywords certas, você pode aumentar consideravelmente o número de visitantes de seu blog. Use palavras que tem um grande número de pesquisa no google, mais não exagere na quantidade, para que isso não afete a colocação de sua página nos buscadores.

Leia tambémA importância da Descrição do seu Blog

Template para Blog

Segundo passo nesse artigo, é a "tela de boas-vindas" de seu site, ou seja a página inicial. Que precisa ter uma boa aparência, organizado e quando mais simples melhor. 

Saiba que até a cor do seu template influencia. Neste caso, a minha dica é:
  1. Use temas com cores claras;
  2. Use até três tipos de fonte em seu site, para que não fique bagunçado e pesado. Quando mais fonte você adicionar mais carregado fica seu template;
  3. Configure o tamanho de letra para que seja fácil de ler, pois letra muito pequena dificulta a leitura, então recomendo um tamanho da fonte de 16 a 20, ou se preferir, use uma ferramenta parecida com a encontrada neste blog. Se você já reparou, no canto superior direito de todo artigo tem uma figura de uma engrenagem, clicando nela, você pode diminuir ou aumentar a fonte. Simples e prático.
  4. Evite colocar muita coisa na página inicial, faça teste com posicionamento de gadgets e anúncios, para que ao acessarem seu blog o leitor não se distraia.
Leia também: Teste seu Template Antes de Usar 

Tema responsivo, Versão Mobile do Blog

A escolha de um template responsivo faz toda a diferença no blog, porque pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel, mantendo o padrão do template que é visto na versão desktop. 
Tem muito sites que disponibilizam templates de vários temas na versão gratuita e paga, basta você pesquisar e escolher qual o template que combinará com seu blog.

 Domínio Personalizando para Seu Blog

Adquirir um domínio é muito importante, pois isso deixa seu blog com uma cara mais profissional. Muitos sites oferecem registros de domínios, cabe a você escolher qual tem o melhor preço, e um bom suporte ao cliente.Recomendo você pesquisar quais as empresas mais recomendadas pelos blogueiros. Eu recomendo a SuperDominios e o Godaddy. Quando você adquiri seu domínio, você tem todo o suporte para configurar e direcionar o domínio personalizado para seu blog.

Leia Também: Adquirindo um domínio para meu blog

Blocos de anúncios no meu Blog

A maior parte dos rendimentos gerados por um blog vem dos espaços publicitários, principalmente no início. E dessa forma podemos gerar ganhos através do blog, disponibilizando blocos de anúncio.
Porém, o excesso de anúncios podem gerar muita rejeição de visitantes ao seu blog, então, é recomendável por até três formatos de anúncios na página principal do seu blog. Use espaço entre os artigos. Que pode ser posicionado no início ou no fim de cada post.

Ultimamente, tem se falado muito sobre escolha de cor e tamanho de anúncios mais rentáveis.


Cor do Anúncio

Talvez a cor que seja mais adequada ao meu blog, não seja ideal para o seu. 
Isso é algo que precisa ser feito testes de eficiência para que tenha uma base de qual escolher.

Tamanho do Bloco de Anúncios

O formato de anúncio que tem dado melhores resultados é o de tamanho 336x280.
Mais isso não quer dizer que você não possa usar outros formatos. A questão é que todo formato é rentável, mais é claro que uns geram mais cliques e views do que outros. 
Por isso, eu enfatizo o uso das ferramentas que o google disponibiliza, e através de teste, você poderá chegar a uma conclusão.

Leia também
Anuncios do adsense na versão Mobile do seu blog

Programas de Afiliados

 Saber escolher qual o programa de afiliado usar no blog, requer pesquisa, e conhecimento no tipo de programas de afiliado que você irá engessar.
Fazendo uma pesquisa rápida você encontrará muitas empresas que trabalham dessa forma. Mais os ganhos são oferecidos de formas diferentes ou seja, pode ser por CPM, CPC, CPL, CPA entre outros.

Se você não conhece esses formatos leia:

O significado de CPA, CPC, CPM, CPD e CPL

 Eu recomendo programas de afiliados que pagam por CPC e CPM. São os mais usados e geram um bom rendimento. Tem campanhas por CPA e CPL que pagam mais, contudo é mais difícil.

Escolha um um formato que melhor se parece com seu blog. Por exemplo um site que compartilha arquivos diversos para download, pode gerar um grande fluxo de visualização por CPM em cada link compartilhado, já um blog de temas gerais não terá o mesmo resultado.


Recomendo a leitura dos seguintes artigos:

Aqui no Mister Blogando você encontra alguns artigos sobre programas de afiliados,e a maioria paga em dólar, o que é um grande diferencial. Tem muitas empresas que pagam direitinho e não atrasa. 
Mais a maior dica é o Programa de Afiliados do Google o adsense. Se seu blog não fere nenhuma das regras para se cadastrar no site.Eu recomendo o Adsense.

Escrevendo artigos para seu Blog

Um artigo rico em informações e bem redigido atrai leitores, e é claro que isso não é tudo. Há muitas ferramentas que podem ser usadas para deixar seu artigo mais visível.
São técnicas SEO que muitos deixam de lado. Mais com certeza ajudam e muito.

Leia também: Série Meu Primeiro Blog - Como Criar e Postar Artigos

Conclusão

A aplicação de todos os recursos SEO, deixa seu blog otimizado para os buscadores, gera um fluxo de visitante maior. Para quem já tem um blog e quer melhorar seu rendimento, notará a diferença aos poucos mas, quem está no início poderá ter um bom resultado. 

Porque deve ser feita mudanças no blog quando está no início, pois quanto mais tempo você demorar, quando for aplicado esse conceito, você começará tudo de novo.

Mais não se preocupe, em pouco tempo você alcançará mais leitores.

09:21
Marcadores:

Postar um comentário

[facebook][disqus][blogger]

Alberto Monteiro

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget