Diferença entre Blogger e WordPress


Uma dúvida que sempre ocorre para quem está começando seu blog é qual plataforma usar para iniciar seu projeto. O sites mais comuns são: Blogger e Wordpress, e a diferença está nas funcionalidades, facilidade de uso, ferramentas disponíveis, entre outras coisas. E é isso que eu quero compartilhar neste artigo, mostrar a diferença de cada uma, para que após essa leitura você possa sanar suas dúvidas.

Meu intuito é compartilhar um pouco de conhecimento, mostrando minha opinião pela ótica de quem esta iniciando, assim fica mais fácil entender por onde iniciar. Por isso, você precisa analisar as opções e pensar no futuro de seu site, para que você não tenha dificuldades na hora de fazer mudanças ou atualizações.

Por que usar a Plataforma Blogger

A plataforma  blogger é bem mais fácil de utilizar, e para quem está iniciando pode ser mais prático criar seu blog por ser totalmente gratuito. Porém, ao fazer seu cadastro os templates disponíveis, ao meu ver, são desatualizados e antigos o que torna suas opções de tema limitado, contudo, você pode encontrar diversos temas de templates tanto gratuito como pagos no internet. Você só precisa ter uma pequena noção de como instalar e traduzir o tema.


O processo de cadastro até a criação do seu blog é simples, e por fazer parte do google a interação com outras ferramentas como: analitycs, webmasters, adsense e a indexação do seu site no buscador é fácil. Acessando o menu do seu blog, é possível fazer algumas configurações que podem ajudar a melhorar a visibilidade do mesmo, basta pesquisar como funciona cada ferramenta.

Leia também:

Então, a plataforma blogger é voltado para aqueles que almejam iniciar seu projeto e não tem ainda muito conhecimento e recursos para investir num site avançado, já que você não precisara pagar pela hospedagem do blog, e o domínio é opcional. Não é preciso conhecimento em programação, já que vários tamplates já estão pré-editados. Se o seu site não precisar de ferramentas avançadas,como por exemplo, site de loja virtual, outros nichos como: saúde, dinheiro, fitness, noticias entre outros, podem facilmente ser usados.

Por que Usar a Plataforma WordPress.org

Wordpress é uma plataforma para aqueles que querem iniciar um projeto avançado, o único ponto em comum em relação ao blogger são os templates que podem ser baixados ou comprados em vários sites, mas a configuração é um pouco complicado devido ser necessário a compra de um domínio e hospedagem para seu blog. E se você não souber como instalar seu tamplate, um profissional da área poderá ser contratado para faze-lo.

Outro ponto positivo e que faz o wordpress ser uma plataforma completa, são as ferramentas e plugins disponíveis para implementar seu blog, independente do tema que será abordado.Sendo assim, você pode adicionar várias funções como por exemplo: login para usuários. Uma coisa que não é possível adicionar no blogger devido a limitações que o próprio site tem.

Leia Também:


Se você for criar um site de compras por exemplo, com toda certeza será indicado você começar com o wordpress, porque tem estrutura para este tipo de site, com tanto que seu plano de hospedagem tenha um bom espaço e suporte uma boa quantidade de acessos. Por isso tenha em mente que será necessário um investimento para que seu site fique online.

Conclusão

Independente de qual site você usar para criar seu blog, o importante é ter um projeto com metas traçadas, assim você pode começar, por exemplo, este site aqui eu fiz no blogger, mas já utilizei o wordpress para outros projetos. A questão é que as duas ferramentas são uteis e pode ser usados para projetos distintos desde o simples até o mais avançado, com tanto que você esteja ciente de qual plataforma será mais útil para seu projeto.
Marcadores:

Postar um comentário

[facebook][blogger][disqus]

Alberto Monteiro

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget